Controle de Ratos
Diferente das outras pragas os ratos são mamíferos, apresentando maior tamanho e consequentemente é maior a quantidade de micro-organismos (bactérias, vírus, etc.) que podem se transportar como vetores mecânicos, ou infectar através da saliva e urina.
Os roedores pertencem à ordem Rodentia, apresentando como características a presença de dois pares de dentes incisivos (maxilar superior e inferior), revestidos por uma camada de esmalte extremamente resistente capaz de roer tijolo, madeira, alumínio, chumbo, cimento. Além disto, estes animais apresentam grande habilidade em escalar, nadar, escavar e um bom equilíbrio. A maioria apresenta atividade noturna e habita regiões altas e escuras como o telhado, caneletas e cabos, esgotos abertos e fechados, apresentando também uma boa memória.
O aparecimento dos roedores, como de todas as pragas urbanas segue a regra dos 3 A, isto é, é consequência da disponibilidade de: Abrigo, Água e Alimento. A presença de trilhas, galerias, ninheiras, manchas de gordura na parede, roeduras, tocas, rastros e fezes são instrumentos para identificar e estimar a população de ratos.
PREVENÇÃO
Medidas Preventivas para Controle de Ratos em Geral
1. Todos os dias, antes de anoitecer, limpar os locais onde são realizadas as refeições, lavando os pratos, limpando as superfícies onde é preparado o alimento, e utensílios em geral;
2. Aos restos de comida dar um destino adequado, preferencialmente, sacos plásticos, e mantidos em local alto até serem entregues ao serviço de coleta urbana, afinal o lixo é o principal alimento para o rato;
3. Os alimentos destinados a animais domésticos dever ser retirados durante a noite, por apresentarem um grande atrativo a esses roedores, e podendo assim passar doenças a seu animal.
4. Determinar um lugar comum para as refeições, e colocar os alimentos em recipientes seguramente fechados e a 40cm do solo;
5. Colocar caixas, sacos e fardos sobre apoios com altura de no mínimo 40cm, afastados uns dos outros e das paredes, para que a inspeção seja possível em todos os lados;
6. Não acumular objetos que não estão mais em uso;
7. Manter cultivos e jardins sempre bem aparados e bem cuidados, sem amontoados de vegetação;
8. Caso não exista coleta regular de lixo orgânico e inorgânico, este pode ser enterrado separadamente, a uma distância mínima de 30m do domicílio.
Medidas Preventivas ao Camundongo (Mus musculus)
1. Manter armários e depósitos arrumados, sem objetos desnecessários e amontoados;
2. Não deixar encostados em muros e paredes objetos que facilitem o acesso dos roedores;
3. Colocar telas em todo e qualquer vão, buraco, abertura, com mais de 6mm que possa servir de abrigo para o roedor, e onde ele possa encontrar algum objeto que use para roer, como entradas de condutores de fios elétricos.
Medidas Preventivas ao Rato de Telhado (Rattus rattus)
1. Buracos e vãos entre telhas devem ser vedados com argamassa adequada;
2. Não deixar encostados em muros e paredes objetos que facilitem o acesso dos roedores;
3. Colocar telas em aberturas de aeração, e em todas as aberturas com mais de 6mm que possam representar uma entrada no telhado para o roedor.
Medidas Preventivas às Ratazanas (Rattus norvegicus)
1. Não utilizar terrenos baldios, margens de córregos, galerias de esgoto ou outras áreas a céu aberto para o depósito de lixo;
2. Manter ralos e tampas de bueiros firmemente encaixados, e sem brechas para a entrada do roedor;
3. Não permitir qualquer amontoado de lixo, restos de construções, troncos, pedras, tudo que represente um abrigo, ou alimento ao roedor.